Combata o ódio com poesia

lorca1

Faço minha homenagem aos espanhóis, através de um dos seus maiores poetas.

No dia 18 de agosto de 1936 Frederico García Lorca foi assassinado covardemente em Granada, Espanha.

Até hoje se discute as reais motivações do brutal assassinato. Para mim não importa se as razões são ideológicas, políticas ou mesmo sua orientação sexual. Duas certezas eu tenho, primeiro ninguém deveria ser assassinado por qualquer motivo que seja. E em segundo lugar a poesia de Lorca em sua grandeza superou o ato cometido contra ele, a ponto de se imortalizar em todo o mundo. Aos 38 anos, pintor, compositor, pianista, poeta e dramaturgo, Lorca deixou uma grande uma obra que é também uma lição humana sobre arte, paz, beleza e vida.

O que fizeram os assassinos de Lorca? O mesmo que também fizeram os neonazistas da supremacia branca ao jogar um carro sobre a multidão em Charlottesville. O mesmo que fez o estado islâmico ao jogar uma van sobre a população nas Ramblas em Barcelona no dia de ontem. Mataram por ódio aos que chamam de diferentes.

Qual a diferença entre estas atitudes? O motivo me responderão. E qual motivo é suficientemente forte para provocar assassinado, individual ou em massa de pessoas inocentes?

O que importam as motivações: sejam elas religiosas, culturais, raciais, étnicas, etc. Como escrevi em um texto anterior, acredito que essa visão conservadora e radical está perdendo a força e não encontra ressonância nas gerações mais novas.

Lorca2

 

Deixe um comentário